MARKETING AND DESING AGENCY
Segue-nos no Instagram!
Segue-nos:

Search

Plano de Marketing

Marketing é análise, planeamento, execução e obtenção de resultados

Fazer um plano sem ter conhecimento da realidade, não é, realmente, um plano, é uma lotaria. No marketing, deve-se procurar conhecer o mercado, a concorrência e a própria empresa.

Posto isto, quem é o cliente, qual a reputação da marca, alinhar a mensagem com o que a empresa consegue fazer e se a mensagem de marketing está, assim, a ser executada conforme planeado.

 Acima de tudo, conhecer a concorrência é fundamental para determinar como ser a melhor opção no mercado.

No entanto, estudar os concorrentes não significa copiar as suas ações. Apenas serve para o marketing adotar outra ferramenta/estratégia.

Assim, criar um plano de Marketing Digital é essencial para antecipar decisões de forma precisa e rigorosa. Isto permite preparar de forma assertiva o conjunto de decisões tomadas ao invés de tomar decisões sucessivamente, sem regras nem um prazo de preparação ou uma visão de longo prazo.

Por outro lado, a sua concretização permite comunicar a todos os intervenientes o seu papel de uma forma mais clara, implementando, assim, ações/objetivos.

Objetivos e vantagens de realizar um Plano de Marketing

  • Antecipar as decisões estratégicas em termos de marcas e produtos;
  • Preparar corretamente a sua execução, diminuindo eventuais erros;
  • Conjugação e articulação das diferentes decisões, permitindo uma coerência em todas as políticas da empresa/produto(s);
  • Formalizar e explicitar as decisões a tomar;

Ou seja, o optar por não definir um plano de marketing, “obrigará” a tomada de decisões de aplicação imediata, em cima da hora, face às diferentes situações com que se deparam numa ótica de curto prazo.

Contrariamente, no plano de marketing, a antecipação, a formalização e a conjugação e articulação das diferentes decisões constituem as características chave do planeamento, tendo como finalidade orientar as estratégias da empresa, de forma a obter maior eficiência, eficácia e efetividade nas atividades de marketing e, assim, potenciar as vendas, reconhecimento e notoriedade dos seus produtos.

A C3 já desenvolveu alguns planos para marcas como a Vera Gallardo, Competências, Dimensão do Pensamento, etc, no entanto, estes são de origem confidencial. No entanto, podes encontrar mais sobre este e outros serviços aqui!

Leave a Comment